_oficina de bordados em fotografia | BH
Atualizado: 3 de out. de 2020
Em julho de 2016, o Manitu Estúdio esteve em Belo Horizonte para mais uma oficina livre de Bordados em Fotografia. A oficina aconteceu ao fim do dia, durante a Feira Pulga, realizada semanalmente na Praça Nova York, zona sul de Belo Horizonte. Em meio às arvores e bancos da praça, crianças, jovens, adultos e idosos se juntaram à Renata Malachias para experimentar o fazer manual, a arte do bordado.

A ideia era que cada um levasse uma fotografia P&B para fazer uma intervenção livre com as linhas coloridas. As ferramentas de trabalho ficaram por conta de Renata, que ofereceu agulhas, linhas e sua experiência em bordado a cada um que se aproximava.
As crianças foram as primeiras a chegar! Renata conversou com cada uma delas, fez perguntas, explicou as técnicas, os pontos e as deixou livres para criar seus próprios traços e histórias, auxiliando e trocando impressões sobre cada novo desenho que surgia.
“O ensino precisa ser libertador, instrumento de autonomia – senão perde o sentido.”



A superparceira do Manitu Estúdio, Joanna Sanglard também marcou presença na oficina, com a linda coleção de cestos e bolsas Tramas Longa Vida, da Híbrida Brasil. Tudo produzido a partir do reaproveitamento de embalagens longa vida!

As novas formas, cores e possibilidades do bordado logo despertaram a curiosidade de quem passava por ali. Aos poucos, mais pessoas foram se juntando à “nova” turma de artesãs e artesãos que seguiu noite adentro trabalhando, envolvida pelas linhas e embalada pelo som do acordeom, que animava a festa junina da feira.

Por meio das oficinas, o Manitu Estúdio busca despertar o gosto pelo fazer manual, através de instrumentos que possibilitem iniciar um trabalho artístico, aprender um ofício, trocar ideias, brincar em família ou até mesmo relaxar. O importante é que as pessoas saiam da atividade felizes e com vontade de continuar criando em suas próprias casas.
“O trabalho manual é uma atividade de autoconhecimento e de reflexão e procuro dar muito espaço a isso.”

Todas as fotografias foram feitas pela Jo Moreira
Vamos bordar?