top of page

_ fotografias bordadas | a delícia de contar histórias


Com linhas, botões e miçangas, Renata Malachias borda sobre fotografias impressas em tecido. O trabalho é um dos preferidos do Manitu Estúdio que, desde 2015, desenvolve objetos únicos e personalizados.

As imagens são primeiramente tratadas e impressas em tecido de algodão de alta qualidade para então, receberem uma intervenção em bordado. Tudo feito à mão.



Com um olhar contemporâneo e sempre atento às cores e proporções, ela traz em seu trabalho elementos das memórias dos retratos e de quem está retratado ali. De maneira lúdica e cheia de significado, as linhas destacam traços marcantes e contam novas e antigas histórias. Fotografias de um momento único ganham, em plena era digital, a eternidade de peças bordadas com amor e a versatilidade dos tempos atuais. As peças podem decorar festas de aniversário ou reuniões de família, por exemplo, para depois ocupar aquele lugar especial na parede de casa.




Renata faz perguntas, observa, absorve referências e traduz tudo isso em elementos que variam desde o trecho de uma música a um objeto que acompanha a vida daquela pessoa há anos. A ideia é capturar algo pessoal e não fazer uma simples intervenção estética na imagem.


Trata-se de um trabalho artesanal, feito sob encomenda, com dedicação e materiais de qualidade. São formas únicas e personalizadas de contar momentos felizes e importantes – sejam eles sobre gente relevante ou sobre uma ocasião que merece ser lembrada e celebrada por anos a fio.


bottom of page